T R A T A M E N T O  T E N D A  D E  A B R A Ã O

O acolhimento é feito de forma voluntária na Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão é realizado a entrevista pelo monitor que apresenta ao mesmo as normas internas de tratamento do acolhido, que recebe o quite de higienização pessoal. Sempre buscamos a melhor maneira possível àqueles que necessitam de uma nova chance, um novo começo.

O tratamento de álcool e drogas na comunidade Terapêutica Tenda de Abraão tem duração de aproximadamente nove meses, é composto por três fases e tem como principal objetivo conscientizar, disciplinar e reabilitar os acolhidos de forma que estes recuperem sua autoestima, por meio do tratamento com princípios espirituais para voltem a se inserir na sociedade.

Quem chega a Instituição é recebido por uma incrível equipe, cheia de força de vontade e com grande experiência para acolher da melhor maneira possível àqueles que necessitam de uma nova chance, um novo começo.

O tratamento de drogas oferecido na instituição tem duração de aproximadamente nove meses, é composto por três fases e tem como principal objetivo conscientizar, disciplinar e reabilitar os residentes de forma que estes recuperem sua autoestima, por meio do tratamento com princípios religiosos voltem a integrar a sociedade.

Fases do Tratamento

A primeira fase do tratamento é onde acontece a desintoxicação. Este processo acontece totalmente dentro das dependências da Comunidade, onde os acholhidos realizam atividades de laborterapia, participam de cultos, reuniões, palestras, dinâmicas em grupos e individuais. Tudo realizado com um atendimento e acompanhamento psicólogico, e sem o uso de medicamentos. Contamos também com áreas amplas e lazer proporcionando uma qualidade de vida e uma recuperação saúdavel .

Na segunda fase de tratamento é realizada a reinserção social, onde os acolhidos participam de atividades coletivas e individuais de divulgação direta da causa pela qual lutamos. Esta etapa é muito importante, pois além de divulgar todo o trabalho realizado pela comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, também leva os acolhidos novamente a se relacionar com a sociedade, mostrando que o problema de dependência química tem solução através da continuidade do tratamento.

A Partir dos sete meses de tratamento dependendo da avaliação da equipe multidicplinar o acolhido inicia se a recuperação assistida onde o mesmo pode sair para trabalhar, tendo um contato direto com a família, a sociedade. Retornando ao final do dia para comunidade disposto a participar das atividades interna e estabelecidas pela liderança até o final do seu tratamento.

TIPOS DE DROGAS

As drogas podem ser definidas como substâncias naturais ou não, que alteram as funções normais do organismo e do comportamento humano. Também conhecidas como narcóticos ou entorpecentes, causam dependência química em sua maioria, desestabilizam os usuários psicologicamente e podem levar a overdose e até a morte.

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre as Drogas Psicotrópicas (CEBRID), as drogas podem ser divididas em três grupos: estimulantes, depressoras e alucinógenas.

As drogas estimulantes, também chamadas de anfetaminas possuem efeito estimado de quatro horas, trazem sensação de euforia, força, insônia, e causam dependência. Entre as drogas mais conhecidas deste grupo têm-se a cocaína e o crack.

O álcool, os soníferos, a heroína e a morfina são as drogas depressivas mais conhecidas, elas retardam o funcionamento do organismo, deixando assim o metabolismo mais lento. Estas drogas causam perturbação mental, irritabilidade e geram dependência química em pouco tempo.

Já as drogas alucinógenas provocam delírios, e alucinações, além de dificultar a função mental. As mais conhecidas deste grupo são: maconha haxixe, LSD e ecstasy.

A mais conhecida e consumida droga do mundo, a maconha, é uma planta herbácea. Utilizada normalmente em forma de cigarros, possui efeitos variados e causam dependência. Traz sensação de bem-estar e calmaria, mas reage de formas adversas dependendo do organismo do usuário.

Entre os danos: baixa da imunidade, bronquite, asma e perda de reflexos. Além da dependência, pode ocasionar tolerância, fazendo com que o usuário use a droga em maiores quantidades.

O alcoolismo é uma dependência muito comum e altamente prejudicial para o organismo. Caracteriza-se pelo consumo exagerado e sem controle de bebidas alcoólicas fazendo com que o individuo perca alguns sentidos e seja prejudicado em sua rotina. Pode causar dependência, além de trazer doenças psicológicas e fisiológicas.

Entre as doenças e principais prejuízos provocados pelo alcoolismo destacam-se: a perda de campo de visão, perda e retardamento das funções do fígado, amnésia no período de embriaguez, além de modificações em diversos hormônios. O tratamento por vezes é difícil, pois muitos pacientes não se vêem com a doença e não se engajam em sua cura.

A cocaína é um alcalóide utilizado como droga, derivada da planta Erythroxylum Coca, é altamente viciante e traz diversos prejuízos aos seus usuários. A droga age no sistema central e causa euforia, bem-estar e sociabilidade. Seus efeitos confundem o organismo fazendo com que o individuo queira usar cada vez mais.

Além disso, causa arritmias, aumenta a pressão arterial e dilata a pupila. O uso frequente provoca dores musculares, perda de apetite e calafrios. A cocaína é feita com diversos produtos químicos, e normalmente os traficantes alteram sua composição para ter mais lucro.

As anfetaminas agem no sistema nervoso central, e são responsáveis por diversas mudanças de comportamento do usuário. Elas aumentam a capacidade física e psíquica, mas se utilizadas em grandes quantidades e por conta própria causam diversos danos ao organismo.

Devido a sua potência que causa força de vontade, inibição da fome e sensação de euforia, a droga também utilizada como medicamento em pequenas doses, foi controlada, pois pode causar dependência e a paralisação do uso, ocasiona crise de abstinência nos dependentes e traz grandes conflitos físicos e psicológicos.

Também produzida com folhas da Erythroxylum Coca, substância base para a produção de cocaína, o crack é uma pasta de sulfato de cocaína e é fumada em cachimbos pelos usuários. Por ser uma droga mais barata é altamente utilizada e causa grande dependência devido à sensação de euforia gerada por ela.

Os usuários se tornam mais violentos, e muitos começam a praticar crimes devido à necessidade de utilizar cada vez mais quantidades da droga. Os neurônios dos usuários são destruídos e logo a capacidade de concentração, e a lógica, são nitidamente prejudicados, além disso, o autocontrole é quase inexistente e o comportamento passa a ser involuntário.

O Haxixe é uma substância extraída das folhas de uma planta herbácea, a Cannabis Sativa. Normalmente utilizado por meio de fumo ou chá, os efeitos se assemelham ao da maconha, porém são mais fortes.

O seu uso causa dependência e traz danos como a perda de reflexo, dilatação dos brônquios, perda de concentração e do autocontrole. O usuário tende a precisar cada vez mais da droga para se autoafirmar, e sofre com consequências psicológicas e físicas.

Derivada da Papoula sintetizada, a heroína, é uma droga que age sobre os receptores cerebrais, tornando o funcionamento do sistema respiratório e nervoso mais brando. Possui grande potência em causar dependência química, e é utilizada normalmente de forma injetável, aspirada ou inalada.

Os efeitos da droga duram aproximadamente cinco horas, trazendo ao usuário grande sensação de euforia e bem-estar. Devido à grande tolerância e dependência o usuário passa a buscar novas dosagens em curtos prazos, aumentando o risco de overdose.

Formado pela base de cocaína oxidada e combustível, o oxi é uma droga altamente química e ainda não muito conhecida. A droga surgiu no Brasil na década de 80 e os especialistas ainda pesquisam todos os danos que ela causa ao organismo, o que ainda é difícil devido à droga utilizar receitas caseiras em sua produção.

Seu efeito não dura muito tempo, o que faz o usuário querer usar cada vez mais e em grandes quantidades. O uso prolongado pode levar a náuseas, vômitos, cefaléias e até a morte.

Aspirados pela boca ou pelo nariz, os inalantes são substâncias produzidas com diferentes princípios ativos, que agem fazendo com que o organismo tenha modificações alucinógenas e depressoras. Como sua composição é muito variada podem ser utilizadas substâncias suspeitas que causam sérios problemas ao usuário.

Normalmente causam agressividade, sonolência, perda de autocontrole e em casos extremos pode causar até lesões em alguns órgãos e coma. Além disso, causam dependência e crises de abstinência.

LSD e Ecstasy são drogas sintéticas que provocam grande perturbação e disfunções no cérebro, onde o usuário perde o senso de perigo e se põe em situações de riscos, que podem levar a sérias consequências psicológicas e físicas.

Causam dependência e trazem outros danos como: convulsão, aumento da glicose e da pressão arterial, distúrbios visuais e diversas sensações que deixam o usuário em um estado de grande perturbação. Além disso, pode ser o gatilho da esquizofrenia.

O ópio é um suco espesso retirado de diversas papoulas uma planta que fornece a matéria-prima para diversos medicamentos. O uso, porém se torna ilegal quando utilizado por conta própria e comprado em locais clandestinos.

Gera euforia e dependência física, e o uso prolongado deixa o usuário decadente no físico e psicológico O uso indevido também deixa o organismo menos resistente e causa grande inquietação e grandes transtornos de abstinência.

contato
Pr. Raimundo - (65) 9 9303-9704 / 9 9600-0975
Mãe Maria - (65) 9 9303-9702 / 9 9648-1929
João valério - (65) 9 9224-1613

comunidadetendaabraao@gmail.com